CEAP – Especialização em Administração Pública da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Administração Pública da UFF – CEAP/UFF é um curso de pós-graduação gratuito – sem cobrança de mensalidade ou qualquer outra forma de contrapartida monetária – criado pelo Departamento de Administração em 2010.

 

O CEAP/UFF, tem por objetivo formar quadros para a gestão:
  • Na administração direta dos três níveis de governo;
  • Na administração indireta, onde se localizam as empresas públicas, autarquias e fundações públicas;
  • Nas organizações públicas não estatais, concessões e novos arranjos públicos;
  • Nas instituições privadas de responsabilidade pública que constituem os aparelhos do Estado como escolas, meios de comunicação de massa, sindicatos, igrejas e partidos.

 

Nessa formação estão presentes três preocupações principais:
A – O fortalecimento do conceito de valor público, entendido como o bom acolhimento do cidadão, sem distinções, a predisposição em atendê-lo e a efetividade da ação pública em favor de melhores condições de vida.
B – A eficiência no uso dos recursos, o zelo pelos bens e meios públicos e o uso de técnicas de administração que racionalizem os custos e produzam eficácia.
C – A atitude pública que prioriza a resolução do problema do cidadão, olhando a ordem burocrática como destinada a garantir a legalidade e a impessoalidade, mas nunca a inviabilidade da ação resolutiva possível.

 

A contrapartida esperada é o estudo, a dedicação e, como resultado, a formação de gestores que saibam combinar competência técnica e espírito público.

 

A concepção do CEAP/UFF inclui elevado compromisso com o interesse público, constituindo um trabalho conjunto entre docentes e discentes conscientes de que, no próprio processo de especialização, esse compromisso precisa ser demonstrado, na pontualidade, assiduidade, leitura, participação e produção acadêmicas.

 

O CEAP realiza-se nas instalações da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, no Campus do Valonguinho, centro de Niterói, em horário diurno, frequentemente à tarde, em dois dias da semana, geralmente terças e quintas.
Essas e outras informações se tornam precisas a cada Edital de Seleção, quando os candidatos tomam conhecimento dos detalhes do curso para o biênio.

 

Seu corpo docente é constituído em sua maioria de professores do Departamento de Administração e de outros departamentos de ensino da UFF, adicionalmente com o apoio de docentes de outras universidades e instituições públicas do Rio de Janeiro, devidamente credenciados.

 

Concluída sua carga horária total, cumprida a exigência de frequência, defendida e aprovada a monografia final, a UFF concede ao formando o título acadêmico de Especialista em Administração Pública.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content